Hidratantes são misturas elaboradas a partir de combinações variáveis de emolientes, umectantes e substâncias oclusivas. A pele desidratada, sem hidratação, ocasiona sensação de prurido (coceira) e também pode causar/piorar manchas.
Alguns pacientes necessitam do seu uso rotineiro para conseguir um tratamento eficaz de sua doença de base. Portadores de Dermatite Atópica devem hidratar diariamente sua pele com produtos adequados a fim de obter uma melhora das lesões de pele e do prurido (coceira). Idosos com pele fragilizada e com prurido causado pelo ressecamento também devem hidratar diariamente (falarei sobre prurido no idoso em outra postagem).
Hidratantes com ceramidas influenciam tanto a restauração da permeabilidade da barreira cutânea quanto melhoram a defesa antimicrobiana. Eles conservam a hidratação da pele, especialmente aqueles que possuem pH ácido.
Os sabões/detergentes com pH > 6 devem ser evitados, pois facilitam o crescimento de algumas bactérias que podem piorar a perda de água na pele (o pH da pele normal é de 4 a 5,5). Formulações sem sabão e com pH levemente ácido são as mais aconselhadas.
O banho pode aumentar a perda de água na pele, aumentando o ressecamento. São recomendados banhos curtos e com água morna (morna! não é quente, não! :))
O hidratante deve ser aplicado de preferência até 5 minutos após o banho (aplicar de forma suave, sem esfregar).
Hidratantes perfumados e coloridos devem ser evitados, principalmente em pacientes com dermatite atópica ou pele sensível. Hidratantes com ureia também podem causar sensibilização em muitas pessoas e não são indicados em muitos casos. É importante a avaliação do dermatologista, que avaliará o hidratante mais adequado para cada caso.
Dra. Melina Albuquerque
CRM/CE 11381 RQE 7496
Consultas: (85) 3224. 3533
Wapp: 98967. 8952
Clínica Biomed – Rua Carlos Vasconcelos, 1921 – Aldeota – Fortaleza/CE
www.melinaalbuquerque.com.br